O assunto não é muito agradável , mas de suma importância ,pois diz respeito a um dos piores cânceres da pele e no geral, o MELANOMA!
Pode aparecer a partir de um nevo, popular "sinal", que já existe na pele ou aparecer "do nada"!
Normalmente tem uma evolução demorada e assintomática,o que torna difícil distinguir de uma lesão benigna pré-existente! A dica é prestarmos atenção nas possíveis modificações que possa ocorrer em algum sinal que já possuímos , como alteração da cor , irregularidades dos contornos , aumento da largura , coceira , dor ou até em fases mais adiantadas sangramento espontâneo.
O fato de ser um câncer da pele ,deveria favorecer seu reconhecimento pelo auto exame , mas nem sempre acontece isso, por exemplo ,se for no dorso. Questões como casos de câncer na família, também deveria servir de alerta, principalmente se forem de pele.
O principal tratamento do melanoma , ainda é a excisão completa da lesão, com altos índices de cura para as lesões iniciais.
E a melhor prevenção é a fotoproteção diária da pele exposta,principalmente no verão,evitando aquele vermelhão da queimadura solar, que a longo prazo pode favorecer o surgimento do melanoma.
Aqui uma paciente com uma lesão em estágio avançado de evolução, com crescimento em espessura inclusive; notar a irregularidade da cor, a assimetria e bordas irregulares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário